Brasil e México pretendem ampliar acordo de complementação Econômica

Nos últimos dias 10, 11 e 12 de Novembro, representantes do Brasil e do México reuniram-se para discutir a ampliação do acordo de complementação econômica Nº 53, firmado em Agosto de 2002.

Durante esse primeiro encontro, houve a troca de opiniões sobre a cobertura e alcance dos textos que contribuirão para o aprofundamento comercial entre os dois países.

De acordo com o MDCI, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, os temas abordados foram: Acesso a Mercados, Regras de Origem, Facilitação de Comércio, Serviços e Investimentos, Medidas Sanitárias e Fitossanitárias, Compras Governamentais, Defesa Comercial, Barreiras Técnicas ao Comercio, Propriedade Intelectual, Medidas de Salvaguardas e Coerência Regulatória.

A intenção do encontro é incrementar a relação econômico-comercial entre Brasil e México, as das duas maiores economias da América Latina.

Em maio deste ano, a presidenta Dilma fez um visita oficial ao México, onde assinou uma série de acordos junto ao presidente mexicano Enrique Peña Nieto. Segundo o governo brasileiro, o objetivo é dobrar as trocas comerciais, hoje em US$ 9 bilhões anuais, em um prazo de menos de dez anos.

O México representa um mercado de grande potencial para o agronegócio brasileiro. O país já importa diversos produtos, como carnes, milho, soja, trigo, leite em pó, algodão, frutas, queijos, chocolate e arroz.

O próximo encontro entre os representantes dos dois países será realizado em fevereiro, no Brasil.



Deixe uma resposta

Wahstapp