Exportação de Milho está crescendo no Brasil

Embora muitos agricultores estejam aderindo à onda de retração das exportações, existem formas de nadar contra a corrente e até mesmo identificar oportunidades no atual cenário. A exportação do Milho, por exemplo, vem apresentando um considerável aumento no país.

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a exportação de milho cresceu 13,6% neste ano, injetando US$3 bilhões à economia do país. Apenas entre janeiro e outubro deste ano, foram exportadas mais de 17 milhões de toneladas do grão para países como Irã, Japão, Egito, Coreia do Sul e Arábia Saudita.

Estima-se que apenas entre os meses de janeiro e julho, o Irã tenha importado cerca de 180 mil toneladas de milho brasileiro.

Oportunidade de fazer bons negócios

De acordo com a ABRAMILHO, Associação Brasileira dos Produtores de Milho, o cenário atual é favorável aos agricultores de milho por dois motivos: primeiramente, a safra 2014/15 foi muito boa, suprindo o consumo interno e permitindo uma produção excedente. Além disso, com o dólar em alta, o produtor brasileiro consegue uma margem de lucro suficiente para dar descontos e benefícios ao comprador estrangeiro.

Esses dois fatores estão tornando o milho brasileiro mais atraente e competitivo no mercado internacional. A expectativa é de aumentar os números, tendo em vista que metade do grão a ser plantado e colhido na próxima safra do Mato Grosso do Sul (maior produtor de milho do país) já foi vendida.



Deixe uma resposta